BLOG

Voltar

COMO USAR O PULL-DOWN E O PULL-BACK DE SUA SONDA ROTO PNEUMÁTICA ?

09/05/2018

As sondas roto-pneumáticas possuem em geral um sistema de avanço combinado com um sistema de empuxo (peso) balanceado, que a qualquer instante e profundidade mantem o peso ideal sobre o martelo, com uma velocidade de avanço uniforme e variável de acordo com a dureza da rocha.

Com isso obetém-se uma melhor taxa de penetração e uma melhor vida útil do bits e martelo.

A carga a ser mantida sobre o martelo depende de cada modelo e normas estabelecidas por seus fabricantes. Para o martelo DHD recomenda-se de 250 a 500 lbs.(113,4 a 226,8kg) para cada polegada de diâmetro do bit. Assim por exemplo, para um bit de 6 polegadas necessitaríamos de um peso de aproximadamente 680,4kg.

A aplicação de carga excessiva no martelo acelera o desgaste do bits, exige mais capacidade de torque do sistema rotativo do equipamento e e pode causar deformações no corpo do martelo, sem que haja qualquer aumento na produtividade.

Por outro lado, a falta de peso sobre o martelo é causa comum de ruptura de pescoço (Shank) do bit e perda de botões. A energia do impacto do martelo é quase que toda absorvida pelo bit, com pequena transmissão a rocha, gerando trincas no interior do metal fazendo com que os botões saltem fora do corpo do bits.

 

Fonte: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewfile/22351/14685