BLOG

Voltar

VOCÊ SABE COMO SURGIU A BETONITA, E PARA QUE ELA SERVE ?

18/05/2018

Foi necessário um processo que durou milhões de anos para que ela se formasse. As cinzas dos vulcões são sua matéria prima originária que como é muito fina é transportada facilmente pelo vendo, assim se depositando em áreas restritas como por exemplo, o fundo do mar ou dos lagos e em seguida foram cobertas por sedimentos diversos.

Com as condições destes ambientes as cinzas passaram por um processo que a modificou e que culminou na formação de minerais pertencentes ao grupo das argilas, sendo 95% delas é de montmorillonita, que é o componente essencial da betonita. Com o passar do tempo algumas alterações ocorreram no solo por causa dos terremotos que ocorreram, o que permitiu que as condições climáticas se modificassem como, por exemplo, lagos secando e mar regredindo.

Desta forma, os sedimentos antes submersos, ficaram expostos e os mantos betoníticos ficaram a uma profundidade inferior, o que permitiu que sua extração ocorresse de forma mais fácil.

 

Principais características da betonita:

*Aglomeração.

*Formação de gel.

*Inchamento.

*Capacidade muito alta de absorção de água.

 

Na perfuração de poços artesianos a Betonita é muito popular, e sua principal função é estabilizar a parede de poços onde a geologia é instável e propensa a desmoronamento. Com o uso da betonita aplicada juntamente com a injeção de água ou lama no furo do poço ela forma uma parede que estabiliza o furo, e diminui muito o risco de desmoronamento da coluna de perfuração.